O Que é WordPress? O maior e mais popular CMS da Internet.

Ter um site em wordpress é indispensável para qualquer empresa que pretenda evoluir no mercado nos dias atuais.

Bill Gates, fundador da Microsoft, certa vez declarou:

“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios” 

E para fazer negócios pela internet a melhor maneira é através da criação de sites atrativos que venham impactar o público-alvo da sua empresa.

Com um site a sua empresa pode aumentar exponencialmente os contatos recebidos e vendas realizadas, desde que trabalhado corretamente.

São quase 2 bilhões de sites na internet. Um dos detalhes mais impressionantes neste número é que, mais de 43% desses sites são desenvolvidos em WordPress.

Então porque não pensar como parte de uma estratégia de marketing digital a criação de um site em WordPress?

Mas o que é o WordPress e como ele funciona? É o que vamos mostrar através desse artigo!

O que é WordPress?

O WordPress é um Content Management System (CMS), termo em inglês que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

A plataforma usa PHP e MySQL, linguagens que todos os serviços de hospedagem para sites possuem suporte. Há também hospedagem WordPress especializada que pode dar a sua empresa muita vantagem em velocidade, desempenho e confiança. Mesmo que ainda precise registrar um domínio para começar seu projeto online.

E o que é o CMS do WordPress?

Em uma definição mais técnica, podemos dizer que o WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo no formato Open Source, permitindo que sejam feitas modificações em seu código para torná-lo cada vez melhor.

O PHP, a linguagem de programação utilizada no WordPress, é uma linguagem de script open source utilizada no mundo todo e é considerada uma das mais adequadas para o desenvolvimento web, podendo ser embutida dentro do HTML.

Segundo a definição do próprio WordPress: “é um software desenvolvido para todos, com ênfase na acessibilidade, performance, segurança e facilidade de uso”. 

Uma das melhores coisas do WordPress é que ele vem numa interface intuitiva e bastante amigável ao usuário. E se você já sabe como usar o Word, você nem precisa se preocupar muito em como gerenciar o conteúdo de seu site. Você vai poder escrever, criar e publicar seu conteúdo de uma forma tão fácil quanto faz no editor de texto da Microsoft.

Justamente por ser tão fácil de se usar que o WordPress se tornou o CMS mais utilizado no mercado. Não é de se estranhar que profissionais de marketing, criadores de conteúdo, empresas e grandes instituições optem pelo seu uso.

Como funciona o WordPress?

É bastante provável que esteja se perguntando quais são as características que fazem do WordPress o melhor CMS e porque devemos fazer a criação do seu site nesta plataforma, correto ?

Para responder a essa pergunta é preciso entender quais são as funções básicas de qualquer CMS.

O que faz um CMS?

Basicamente, o que um CMS faz é traduzir para comandos simplificados e intuitivos o trabalho que um programador executa com linhas de código.

Programar é algo bastante complexo e exige um certo tempo de treino e aperfeiçoamento. O que um CMS faz é “libertar” o desenvolvedor da necessidade de codificar tudo do zero, transformando a criação em uma demanda mais simples e acessível.

Isso tanto para profissionais da tecnologia quanto para desenvolvedores independentes ou agências de comunicação e marketing.

A principal ideia de um CMS é facilitar tarefas que serão rotineiras dentro da realidade de quem gerencia um site e torná-las o mais automatizadas possível.

O CMS foi uma verdadeira disrupção no universo da internet. Com ele, o nível de exigência técnica para construir um site bem completo caiu de maneira acentuada. Se engana quem pensa que essa inovação trouxe prejuízos aos programadores. Eles continuaram atuando no mercado de desenvolvimento de sites, porém, agora com uma poderosa ferramenta para economizar tempo de trabalho e transformar a criação em algo menos empírico (ou seja, feito com base na tentativa e erro) e mais preciso.

E então, como funciona o WordPress?

É preciso separar o WordPress em suas duas versões existentes – a primeira sendo o WordPress.com e a segunda a WordPress.org

WordPress.org

O WordPress.org é o site que você precisa se quiser ter um site hospedado no próprio WordPress. Aqui, você pode fazer download da plataforma e encontrar uma variedade absurda de temas e plugins. Para hospedar seu próprio site, você também precisa registrar um domínio e adquirir um plano de hospedagem de site.

WordPress.com

O WordPress.com é uma empresa de hospedagem que usa o CMS WordPress para todos os blogs e sites que ela hospeda. Os usuários que se registram no serviço têm seus blogs e sites com o tipo de domínio meusite.wordpress.com.

Porém, domínios personalizados estão disponíveis como opções pagas. O plano padrão é gratuito, mas ele também vem acompanhado de algumas limitações.

Independentemente da sua versão, o WordPress cumpre a sua função principal com maestria: ser uma ferramenta poderosa na criação e gerenciamento de páginas e sites na internet.

É possível passar horas e horas dissertando sobre todas as funcionalidades do WordPress, mas vamos nos atentar à aquelas que são as mais utilizadas pelos usuários:

  • Possibilidade de alteração de páginas em um sistema de “montagem” bem simples, variando de acordo com o tema;
  • Fácil inserção de arquivos de mídia, tanto as que são inseridas localmente no próprio servidor, ou de sites externos;
  • Criação e gerenciamento de blog com layouts totalmente personalizáveis e sem a necessidade de conhecimentos técnicos;
  • Possibilidade de mensurar o número de visitas e a interação do público com suas páginas e posts criados;
  • Diversidade de temas e plugins disponíveis para melhorar a experiência de quem gerencia o blog;

Essas são apenas algumas das funcionalidades do WordPress – existem muitas outras que irão variar de acordo com a necessidade de cada usuário.

Um dos principais fatores que aumenta as capacidades deste CMS são seus plugins. Iremos falar e dar algumas dicas úteis mais para frente neste post sobre em quais plugins você deve investir para que seu site seja o mais otimizado possível para seus objetivos.

E da onde surgiu o WordPress?

O WordPress como conhecemos hoje surgiu da bifurcação de uma ferramenta conhecida como b2/cafelog.

“Mas…Como assim, bifurcação?” – na linguagem de programação, bifurcação ou “fork” se refere a programas que nasceram através da utilização dos códigos de outros programas.

O WordPress nasceu em 2003, quando Matt Mullenweg e Mike Little decidiram dar continuidade ao fork feito a partir do b2/cafelog. Sua construção foi feita baseada em PHP e MySQL e licenciada sob a GPLv2.

Diversos profissionais contribuíram para o desenvolvimento do WordPress ao longo dos anos, e justamente pelo fato da plataforma ser um projeto de código aberto que acabou se popularizando e sendo a escolhida por mais de 1/3 da internet.

Um dos fatos mais inusitados sobre a plataforma é que, os nomes de todas as suas versões desde o seu lançamento são nomes de artistas de Jazz. O bom é que a cada versão que sai, o público pode conhecer algo novo para adicionar em suas playlists.

Quais são as principais vantagens e recursos para se trabalhar utilizando o WordPress?

Ninguém escolhe nada à toa, certo? Uma escolha é movida por motivos, influências ou fatos. E com o WordPress não seria diferente. Até agora falamos sobre facilidade de hospedagem, customização de domínio e utilização do CMS.

Mas o que são esses recursos e vantagens? Veja o que é oferecido pelo WordPress e qual é a funcionalidade de cada um deles.

Editor de Páginas e Posts WordPress

Com a ferramenta de criação de páginas, é possível inserir mais páginas dentro do site e categorizá-las, definindo com simplicidade sua hierarquia e qual a lógica de acesso a cada uma delas.

O editor de posts, por sua vez, é uma poderosa ferramenta para criação de conteúdos. É possível redigir textos, inserir vídeos, galerias de fotos e muito mais.

Biblioteca de mídia WordPress

Faça upload de fotos, vídeos, arquivos de texto, GIFs, PDFs e muitos outros formatos para a sua biblioteca de mídia.

Ela também conta com um editor simples para realizar alterações em imagens  (como girar uma foto ou fazer um corte).

Gerenciador de comentários WordPress

Abra um canal de interação com o seu público e tenha o controle sobre tudo o que é comentado pelos usuários. A curadoria de comentários é fundamental para evitar alguns episódios constrangedores ou para não receber comentários do tipo spam.

Widgets

Widgets são elementos de interação que facilitam o acesso a certas ferramentas ou funcionalidades do site. Eles são muito úteis para diversas situações e podem acrescentar mais pontos positivos para a experiência de uso.

Plugins

Plugins são ferramentas que podem ser adicionadas à programação do site para oferecer alguns recursos ao site.

Eles podem ser altamente funcionais, como o ContactForm e o Akismet, ou apenas visuais..

O WordPress ainda conta com um painel de administração dos plugins, onde é possível atualizá-los e realizar instalação e desinstalação.

Gerenciador de usuários

Controle o acesso ao painel de administração do site e atribua diferentes níveis de controle. Esse recurso é muito importante para empresas ou grupos de pessoas que possuem diferentes atribuições na administração e produção de conteúdo para o site.

Design responsivo

Muito se fala sobre a criação de sites que sejam responsivos hoje em dia. Mas o que isso significa?

Grande parte dos acessos aos sites da internet agora são feitos através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets – e os sites precisam funcionar da mesma maneira que funcionam para o público dos computadores também.

Os temas disponíveis no WordPress também se adaptam naturalmente aos outros dispositivos sem que exista a necessidade de programação ou plugins adicionais.

E você também pode utilizar o WordPress através do seu celular! Basta procurar pelo aplicativo na loja nativa do seu smartphone para poder gerenciar seus sites.

O WordPress é uma plataforma totalmente segura

As constantes atualizações dos temas e dos plugins do WordPress fazem com que ele seja considerado hoje, uma das ferramentas mais seguras que existem quando o assunto é a criação e a hospedagem de sites.

Otimização para os motores de busca

Já ouviu falar ou sabe o que é SEO? Uma das principais características do WordPress é a sua “familiaridade” com os requisitos básicos para os buscadores mais utilizados na plataforma.

Essa otimização SEO é perfeita, pois economiza bastante tempo dos programadores e as atualizações constantes ajudam os donos dos sites a alcançarem o topo do Google com maior facilidade.

 

Conheça os serviços da TAweb Soluções Digitais

Quais plugins eu devo utilizar no WordPress?

Como dito antes, agora falaremos um pouco mais sobre os plugins. O WordPress é conhecido pelo alto número de plugins disponíveis para melhorar a experiência tanto dos desenvolvedores do site, quanto dos visitantes.

Os plugins são parte importante da criação de sites em WordPress e é uma das etapas que mais devem ser trabalhadas com cuidado para que seu site seja um sucesso.

Separamos alguns dos principais plugins que utilizamos na construção de nossos sites para você adotar nos seus! Então, anote esses nomes:

Google Tag Manager

O Google Tag Manager para WordPress é uma ferramenta gratuita do Google que permite que os administradores do site acompanhem e gerenciem as tags utilizadas em seu site de maneira mais fácil.

Com o GTM, você consegue inserir códigos no site e instalar outras ferramentas sem se preocupar em fazer alterações mais complexas manualmente.

Yoast SEO

O Yoast é o plugin de SEO ideal para tornar o blog amigável para os motores de busca.

Esse tipo de plugin é muito importante para que você torne todo o conteúdo do seu site relevante e fácil de ser encontrado pelo público através de buscas no navegador.

Elementor

Elementor é um plugin para criação de sites e páginas no WordPress. Com ele, é possível escolher e configurar de forma simples desde o layout até itens de menu, botões, campos para textos e imagens, ícones, divisores, planos de fundo, efeitos, entre outros.

Autoptimize

A performance de um site está diretamente atrelada à velocidade de carregamento das páginas. Esse desempenho é crucial para bons resultados em SERPs e a maioria dos proprietários de sites que se atentam a esse requisito conseguem elevar seus resultados de visualizações de página e, consequentemente, de conversão de leads.

O Autoptimize é um plugin gratuito de otimização WordPress. Além da otimização HTML, CSS e JavaScript, o Autoptimize também inclui recursos de otimização direcionados a outros aspectos dos modernos sites WordPress.

Imagify

A qualidade das imagens que compõem seu site influencia diretamente em outros indicadores importantes, como tempo de carregamento, por exemplo.

Com o plugin Imagify, você otimiza o tamanho e a resolução de todas as imagens sem perder qualidade.

Isso deixa o seu site mais leve e torna a experiência dos usuários melhor, já que eles não precisarão esperar muito tempo para visualizar seus conteúdos e nem irão gastar os dados deles baixando imagens pesadas sem necessidade.

iThemes Security

Parte do sucesso de um site está na segurança que ele oferece aos usuários. Não precisamos nos aprofundar muito para enfatizar a importância de ter um site seguro, certo?

O iThemes Security é um plugin que verifica todo tipo de vulnerabilidade e exposição que exista no seu site WordPress e possa se tornar uma ameaça. Ele também ajuda no controle dessas ameaças e te dá diversas ferramentas para tornar cada vez mais o seu site confiável.

Não pense duas vezes quando o assunto for segurança – iremos abordar este tópico mais à frente.

Qual a importância da hospedagem?

A hospedagem do site se trata do serviço que torna possível a publicação do seu site dentro da internet.

É como se você comprasse uma casa e finalmente tivesse o seu espaço online, onde você pode guardar todos os dados e arquivos necessários para manter o site funcionando.

Contratar um bom serviço de hospedagem impacta diretamente na experiência e segurança dos usuários e dos gestores do projeto. Caso o serviço de hospedagem não atenda às suas necessidades, você poderá passar por diversos tipos de problema – como indisponibilidade de acesso ao site, por exemplo.

Um serviço de hospedagem completo traz benefícios como:

  • Tempo de resposta menor para as ações dos usuários;
  • Velocidade de carregamento e de navegação;
  • Pacote com e-mails relacionados ao domínio do site;
  • Atualizações de segurança e suporte técnico especializado.

Agora que você conhece alguns dos benefícios de se ter uma boa hospedagem, que tal uma dica de empresa de hospedagem que nós confiamos?

 

Como tornar meu site WordPress mais seguro?

Um site com falhas de segurança é um projeto com os dias contados. E por mais que o WordPress por natureza já seja um CMS considerado seguro o suficiente, é sempre bom investir em melhorias para tornar o seu site 100% livre de qualquer ameaça.

Então, como manter meu site em WordPress em segurança?

Faça todas as atualizações

Como o WordPress é uma ferramenta, é natural que ela precise de atualizações periódicas. Um dos maiores erros de quem gerencia um site é ignorar os avisos de atualização e deixar o site desatualizado.

Esse tipo de prática abre brechas na segurança e torna possível que o sistema seja prejudicado por pessoas má intencionadas.

Por isso, não pule nenhuma das atualizações de segurança do WordPress e mantenha seu site sempre seguro! Caso elas não aconteçam automaticamente, vale a pena dar uma olhada de vez em quando nas configurações e ver se não há nenhuma atualização a ser feita.

Crie backups

Essa é uma regra que vale para diversas áreas da nossa vida e se aplica na criação de sites em WordPress também.

Com um backup do site, você tem a segurança de nenhum dado ser perdido caso aconteça uma queda no servidor ou outro tipo de erro (que pode, e provavelmente irá acontecer algum dia).

Invista em plugins de segurança

Mais cedo neste post nós recomendamos a utilização do iThemes Security na criação do seu site WordPress, mas não existe somente ele.

Uma das boas práticas que você pode desenvolver é a utilização de mais de um plugin de segurança para manter seu site confiável para todos os usuários.

É como diz a crença popular: segurança nunca é demais.


Crie o seu site em WordPress!

Você leu bastante coisa até aqui, não é mesmo? Mas não se engane: aprender sobre WordPress é uma tarefa contínua e que nunca terá fim – dadas as atualizações constantes da plataforma e as evoluções nas ferramentas de apoio disponíveis.

Caso você se interesse pela criação de sites e tenha mais dúvidas, recomendamos que continue acompanhando o nosso blog! Aqui você encontrará diversos artigos sobre WordPress, SEO, Google e muito mais!

E se você está procurando por uma agência especializada na criação de sites em WordPress para desenvolver o seu projeto, chegou ao lugar certo! A TAweb Soluções Digitais possui anos de experiência na criação de sites e está pronta para colocar as suas ideias na tela! Que tal batermos um papo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *